sexta-feira, 12 de julho de 2013

A Busca do Sábio



O abade Abraão soube que perto do mosteiro de Sceta havia um sábio. Foi procurá-lo e perguntou:
– Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?
– Não,
- respondeu o eremita - mas conseguiria me controlar.
O abade continuou:
– E se descobrisse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?
– Não, mas conseguiria me controlar para deixá-lo onde estava.
Insistiu Abraão:
– E se você fosse procurado por dois irmãos: um que o odeia e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?
Disse o ermitão:
– Mesmo sofrendo, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia.
Naquela noite, ao voltar para o mosteiro de Sceta, Abraão comentou com seus noviços:
– Vou lhes explicar o que é um sábio... É aquele que, ao invés de matar suas paixões, consegue controlá-las...
                                                                                                         (Paulo Coelho)

 Que a sabedoria esteja sempre conosco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário